top of page

Aquário: O Segundo Decanato e seu Mito Moderno

  • Foto do escritor: Lilian Barros
    Lilian Barros
  • 3 de fev. de 2020
  • 3 min de leitura

Regido por Mercúrio – entre 31/01 e 09/02


Aquário é pertencente ao elemento Ar que, ao contrário dos outros elementos, não é representado por animais e sim por figuras humanas. Sua representação consiste em um homem segurando um jarro que derrama um tipo de fluído. Esse fluído, que parece água mas não é, promove a purificação espiritual do Ser instintual (signos representados por animais) num Ser mais “humano” (signos representados por humanos). É a energia do elemento Ar que alimenta o intelecto e refina a consciência, tornando Aquário um dos signos mais humanitários do Zodíaco.


Na Astrologia Kármica, o segundo decanato representa o presente e o que você pode fazer de imediatamente útil para cumprir sua missão de vida, pagar karma ou simplesmente ser feliz! Esse é o aquariano- mercuriano que possui controle sobre o “aqui-agora” e se perde um pouco em questões ligadas a passado ou futuro. Dono de uma inteligência rápida, curiosidade e vivacidade ímpar, possui talento para lecionar e escrever, estudar e comunicar. É genial e um pouco maluquinho, voltado para as novas tecnologias, inventos, ciências exatas e pesquisas.


O lado sombra desse arcano consiste em uma forte dualidade que leva o nativo a buscar inúmeras formas de manter o equilíbrio mental, a fim de conseguir conviver bem com todos e exercer seu papel social. Terapias alternativas ou psicoterapia previnem e até evitam totalmente os impulsos suicidas, depressão, bipolaridade e demais enfermidades mentais.


Por isso, o representante escolhido para esse decano é Emmett Lathrop Brown, o Doc Brown do filme De Volta para o Futuro, personagem que foi inspirado em Albert Einstein, o que fica bastante claro em seu visual de "gênio desleixado". Cabelos bagunçados (com ou sem gel) e olhos arregalados ou vivazes, acabam sendo uma marca de Aquário-Mercúrio. Senão, um ar de pessoa desligada do resto do mundo quando está focada no trabalho ou estudos, o típico CDF ou nerd, cujo ambiente de trabalho parece o resultado de uma explosão atômica de tão desorganizado.


Christopher Lloyd, o ator que deu vida ao personagem, coloca o Sol aos 28º de Libra, no decanato regido por Mercúrio. Isso explica tamanho sucesso ao encarnar o célebre Doc Brown!

Doc Brown inventou um super carro que funcionava como máquina do tempo, mas a experiência não dá muito certo e ele acaba colocando Marty MacFly em maus lençóis, no ano de 1950!


Como esse é o decanato do presente, seus nativos não atingem o passado por vias naturais, ou seja, apenas acessando sua memória. Esses nativos precisam de uma ajudinha extra para extrair os fatos que podem ter gerado traumas ou complexos, para só depois analisá-los e curá-los. Geralmente não fazem isso sem ajuda de profissionais ou pessoas realmente interessadas em “decifrá-los”. Terapias regressivas mais radicais, como hipnose ou regressão a vidas passadas não são as mais adequadas a esses nativos, que devem procurar na psicoterapia de divã uma forma menos agressiva para acessar suas memórias. Também podem ter dificuldade em lembrar coisas boas, que serviriam como ferramentas construtivas no presente. No filme, foi Marty que ajudou nosso querido Doc a encontrar uma solução para que ele próprio voltasse para o ano em que a estória começa. E isso só foi possível com a intervenção de Urano, regente de Aquário, dos raios e das idéias geniais!



gif
Quem não se lembra da cena eletrizante em que Doc Brown faz de tudo para conectar seus cabos de força a descarga de um raio?

Astróloga Lilian Barros

 
 
 

Comentários


© 2023 por Zoroastron Consultoria Astrológica

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page