top of page

WESAK – A Lua de Buda

  • Foto do escritor: Lilian Barros
    Lilian Barros
  • 23 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

Muitos me perguntam como Buda atingiu a iluminação sob a influência de um Sol em Touro e uma Lua em Escorpião, já que ambos possuem a fama de serem signos “materialistas-mundanos”.


Ao que respondo:


Como se provar forte e merecedor o suficiente, senão durante os ciclos dos signos que mais nos testam nesse sentido, ligados ao Dinheiro (Touro) e ao Sexo (Escorpião)?


Buda nasceu príncipe, tinha de tudo, enquanto o povo da Índia passava fome. Foi depois de uma das primeiras saídas do seu Castelo, que tomou conhecimento disso. Ele se apiedou do povo e se colocou à prova, privando-se de confortos e boa comida, durante os muitos dias em que meditou, até atingir sua Iluminação.


Provou que em Touro/Escorpião não temos apenas a exaltação dos 5 sentidos, a saciedade através do sexo e da comida, mas também uma consciência renascida através de valores morais nobres.


Para os meditadores de plantão, nesse dia teremos a grande oportunidade para acender a Chama Divina que vibra dentro de todos nós, irradiando amor para nosso próximo e nosso planeta.


E essa é uma faceta que poucos reconhecem nos signos de Touro e Escorpião, porém Touro é regido pela deusa do Amor, Vênus, enquanto Escorpião é regido por Plutão (planetinha que tem um coração desenhado em sua superfície...rs) e guarda intensas e profundas emoções, como signo de Água que é. Com tendências extremistas, pode odiar a ponto de se tornar alguém passional ou viver o amor universal, tornando-se um grande humanista.


Atingir o melhor de um signo, especialmente desse poderoso eixo do zodíaco, é algo possível, não só para budas. Claro, a vida religiosa e as muitas meditações que praticam favorecem o atingimento dessa meta, mas podemos ter ao menos um despertar de consciência importante, que dê partida nesse processo, praticando meditações nessa data.


A Lua, na verdade, estará sempre no signo de Escorpião durante um Wesak. Ela ganha o título de “Lua Cheia de Touro” por ocorrer dentro do Ciclo de Sol em Touro.


Sua energia cósmica flui para o despertar da humanidade através das Plêiades nessa data, todos os anos. Do contrário, se viesse sem "filtro" viria diretamente, o que seria extremamente nefasto para nossas mentes e corpos. Então, teremos um aumento de energia transformadora canalizada por essa lunação, possibilitando uma expansão de consciência, mais intensa do que em qualquer outra época do ano.


Sol e Lua farão uma quadratura a Plutão em Aquário, signo que expande nossa visão de futuro, tornando-nos mais sábios, bem informados e até engenhosos. Mas, a quadratura desses luminares com o planeta do poder, desperta o medo de perdermos recursos essenciais à nossa sobrevivência, medo desmedido de autoridades, entre outros. Aquário, aguça nosso desejo pela liberdade e a busca da verdade. Mas, Plutão aí nos faz sofrer antecipadamente o medo das perdas, o que não quer dizer que seremos de fato privados de nossos recursos ou da internet pelos “poderosos”, por ex.


Mas, se permitirmos que esse medo (essencialmente plutoniano) se sobreponha a grande capacidade intelectual, engenhosa, que sabe comunicar ideias e realizar sonhos, de Aquário, aí seremos vítimas da estagnação e inanição dessa quadratura T fixa.


Um trânsito de Plutão na 2a. casa do Mapa dessa Lunação, pode nos tornar incansáveis. Dá aquele jogo de cintura para lidar com qualquer crise financeira, mesmo que nos privem do que consideramos essencial.


Claro, Touro pede que nos tornemos previdentes, porque crises financeiras podem surgir durante esse Ciclo, mas nunca se esqueçam que Escorpião nos torna sagazes a ponto de sempre contarmos com um Plano B...para tudo!


Uma dica final:


Vocês terão que lidar com muita intolerância política ou religiosa, em si ou nos outros, algo que também é reforçado pelo último eclipse solar. Para combater isso, coloquem-se sempre na posição de “parte da humanidade” e não na de “defensores de um dos lados" nessa guerra híbrida que o sistema nos impõe.


Ponderação e Humanismo!


Não poderemos resistir perante o inevitável, mas perder a esperança e a resiliência, jamais!


O primeiro dos seis meses posteriores ao eclipse de 8/04/2024 promete, pois será nosso teste maior de resistência psicológica.


Saber de antemão o que pode acontecer é uma grande vantagem, portanto... que venha o Ciclo de Sol em Touro e Feliz Wesak!!!



 
 
 

Comments


© 2023 por Zoroastron Consultoria Astrológica

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
bottom of page