Primeira Retrogradação de Mercúrio em 2018
- Lilian Barros
- 22 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

A retrogragradação, dentro desse sistema simbólico que é a Astrologia, consiste num movimento aparentemente mais lento do planeta, quando este se coloca entre a Terra e o Sol e numa órbita mais próxima da Terra.
Mercúrio retrograda três vezes ao ano, e em 2018 isso acontecerá em signos de fogo:
Áries: de 23/03 a 15/04/18
Leão: de 27/07 a 20/08/18
Sagitário: 17/11 a 07/12/18
Há dois tipos de aplicação da retrogradação: em mapa natal ou em trânsitos.
No mapa natal, segundo a visão da Astrologia Tradicional, indica que a pessoa terá certa dificuldade em manter uma linha de raciocínio clara, o que dificulta a comunicação do que sente ou pensa, tornando difícil os relacionamentos. Além disso, repetem-se demais! São perfeccionistas ao extremo, e quando percebem que as pessoas podem notar suas imperfeições, ficam extremamente nervosas. E na visão da Astrologia Moderna, a retrogradação representa um potencial reprimido ou inconsciente e, por isso, pode ser “ajustado” caso o indivíduo se conscientize de sua dificuldade.
Trânsitos como esse que se inicia amanhã, pedem cuidado com: transações à distância, pagamentos pela internet, compras entregues via correio, assinatura ou rescisão de contratos, viagens à longa distância, começar ou terminar relações e tudo o mais que possa depender de equipamentos eletrônicos, tecnologia, papéis ou meios de comunicação. Como o planeta também compromete nossas habilidades motoras, evite fazer longas viagens conduzindo seu veículo ou mesmo marcar cirurgias e procedimentos estéticos.
Na Astrologia Kármica eles tem grande peso, porque apontam para o karma trazido para essa vida, quase como se fossem matérias de DP que levamos para o próximo ano. Também podem representar características negativas de caráter, tais como: uma pessoa que mentia demais ou comunicava-se de maneira agressiva em vida passada, roubava, falsificava documentos e assinaturas ou que não se dedicava a aprender com profundidade coisa alguma.
Essa primeira retrogradação em Áries pode deixar os ânimos um tanto alterados, levando a discussões pesadas, violência doméstica, decisões impulsivas com relação a compra, venda ou locação de imóveis, excesso de atividade mental, que pode levar a irritação, stress e insônia, bem como muita competitividade com irmãos ou colegas de trabalho.
Acabado o período de retrogradação, bate sempre aquele arrependimento profundo de tudo o que falamos ou fizemos. Por isso, para passarem pelo período de retrogradação com um pouco mais de tranquilidade, basta pensar muito antes de falar, romper relações, pedir a conta no trabalho ou firmar contratos de qualquer natureza. Procurem uma forma saudável de jogar a adrenalina para fora, praticando esportes que não os coloquem em risco, por exemplo. Já no amor, evitem os vai-e-vem que acabam na cama sem antes colocar tudo às claras, pois só assim evitarão o desgaste.
Mercúrio: O Mensageiro Alado
Terceiro movimento da suíte "Os Planetas" - por Gustav Holst
De forma alegre, como uma "borboleta cósmica", uma extensa e contínua linha melódica passeia pelos diversos naipes orquestrais transmitindo, de instrumento para instrumento, a mensagem vinda de outros mundos. Mercúrio, o mensageiro alado dos deuses representa a consciência humana, o intelecto, a aptidão para nos comunicarmos e a nossa busca pelo saber.





Comentários