Capricórnio: O Terceiro Decanato e seu Mito Moderno
- Lilian Barros
- 10 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Regido por Mercúrio, vai de 11/01 a 20/01. Esse capricorniano regido pelo ambíguo Mercúrio, faz jus ao mito do semi-deus que servia como mensageiro entre deuses e homens. Não se instala no topo isolando-se do resto da humanidade, mas vê a necessidade de interagir como forma de chegar ao sucesso.Se encontrar com outro capricorniano numa mesa de café ou clube, a conversa pode durar horas! Quem os vê ali, mal imagina que pode estar presenciando o nascimento de um negócio milionário ou um grande plano para salvar a humanidade.
Mercúrio também é regente de Virgem, o que faz desse capricorniano uma abelhinha sempre ocupada em seguir rotinas e servir de forma devotada e fiel aos seus superiores, a sociedade ou a pátria. Por isso, o mito moderno que escolhi para representar esse decano é o destemido Capitão América, o alter ego do soldado Steve Rogers.

Ele era um patriota que queria ajudar seu país na guerra, mas não tinha porte físico para isso. Sendo assim, aceitou ser submetido a um experimento com o soro do supersoldado, o que lhe tornaria um forte combatente no exército americano. Esse personagem foi criado por Joe Simon e Jack Kirby para motivar o exército americano e perdeu força depois que a Segunda Guerra acabou, renascendo pelas mãos de Stan Lee nos idos de 1964. Lee e Kirby trouxeram o Capitão de volta à vida com a estória de que ficara congelado no Ártico e, após ser reanimado e sem sofrer envelhecimento, faria parte do recém criado grupo de super heróis: os Vingadores.
O Capitão reúne muitas facetas do arquétipo de Capricórnio, além de possuir as pinceladas do decano de Virgem: é o militar super quadrado (Caprica) que obedece ordens sem questionar (Virgem), ficou congelado no oceano, o que remete ao tipo Cabra Marinha, por isso mantêm um lado mais sensível e saudosista. Também é o porta voz dos Vingadores (o Mercúrio de Gêmeos), além de representar o Super Ego de Steve Rogers, o que na Astropsicologia é visto em Saturno: o aspecto mais "moralista" da personalidade do indivíduo.

A Cabra Marinha, representação do signo de Capricórnio.
Por isso, ele está sempre no calcanhar do Homem de Ferro, que é uma representação do herói marciano, nosso Ego voluntarioso. Passa o filme todo lembrando-lhe o que é correto, as regras e leis que o bélico Homem de Ferro faz questão de quebrar. Isso nos faz lembrar daquele "lado chatinho" de Virgem, não?Porém, esse herói capricorniano ocupa o topo do escalão de heróis. É o líder moral dos Vingadores, no fundo um sentimental saudosista admirável por sua conduta e confiabilidade.
Astrologa Lilian Barros





Comentários