Prática com Mandala Solar – Uma introdução a Meditação
- Lilian Barros

- 15 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2020
O poder que um símbolo tem de concentrar diversos significados em si , seja em pequenos glifos, como os astrológicos, ou em mandalas e yantras, é algo fabuloso!
Mandalas são antigas conhecidas de todos, mas o que talvez não saibam é que elas podem ser utilizadas para inspirar meditações ou práticas como essa que vou sugerir.
Optei por trazer para vocês uma que inclui a Águia, um dos símbolos ligados ao Sol, para que os inspirem a encontrar em vocês mesmos, tudo o que esse antigo símbolo carrega consigo.
Primeiro, é importante considerar a relação entre a Águia e o Sol Astrológico:

A águia é um animal solar e celestial e se tornou símbolo universal do poder, da força, da autoridade, da vitória e da proteção espiritual. Todos essas qualidades também são atribuídas ao Sol, na Astrologia.
Muito ágil e habilidosa, essa ave guerreira e predadora, conhecida como a rainha das aves, está relacionada com os deuses e a realeza. Isso porque a perspicácia do seu olhar lhe permite fitar o sol diretamente, um símbolo da clarividência. Tanto os olhos quanto a clareza de visão objetiva, são regidos pelo Sol.
Por conta dos seus altos voos, essa ave é considerada uma mensageira divina, simbolizando o poder dos deuses e a superioridade espiritual.
Considerada um animal Psicopompo (do grego "psychopompós", união das palavras psyché, que significa "alma", e “pompós”, guia), sua função é guiar os seres vivos na transição do mundo terreno para o divino. E esse é exatamente o papel do Sol em nossos mapas!
Portanto, vejam quantas coisas podemos acionar em nossa psiqué apenas observando esse animal de forma consciente, como um símbolo que congrega em si o poder de transformar nosso Ser e nos fazer renascer em espírito!!!
Por quê usar a via da Visualização sobre um Símbolo?
Em seu livro “O Segredo da Flôr de Ouro – Um Livro de Vida Chinês”, C.G.Jung fala sobre Astrologia, I-ching, entre outros. Narra as experiências que ele e seus pacientes tiveram observando símbolos mandálicos, como “a roda do sol”, do período paleolítico:
“ ...A vontade consciente não pode alcançar uma tal unidade simbólica, uma vez que a consciência é apenas uma das partes. Seu opositor é o inconsciente coletivo, que não compreende a linguagem da consciência. É necessário contar com a magia dos símbolos atuantes, portadores das analogias primitivas que falam ao inconsciente. Só através do símbolo, o inconsciente pode ser atingido e expresso; este é o motivo pelo qual a individuação não pode, de forma alguma, prescindir do símbolo. Este, por um lado, representa uma expressão primitiva do inconsciente e, por outro, é uma ideia que corresponde ao mais alto pressentimento da consciência...assim se funde a Unidade da consciência presente com o passado originário da vida.”
Sugestão de prática utilizando Mandala com Águia – um símbolo Solar
Baseado na técnica de Sri Chinmoy
· Comece sentando-se ereto a uma distância confortável da Mandala Impressa (vide sugestão na imagem, abaixo). Prefira essa forma ao invés de olhar para a tela do computador, já que emana luz fria. Observando o quadro com os olhos entreabertos, mas sem tensioná-los, tente focar sua visão apenas na Mandala... nada mais existirá além dela!
· Concentre-se na sua respiração enquanto isso. Inspire e respire lentamente, afastando qualquer tensão, permanecendo com os olhos fixos na Mandala.
· Agora tente manter um certo silêncio interior. Seja um observador que não é capaz de julgar e imagine que está mergulhando a partir do seu coração, dentro da Mandala, tornando-se a própria águia.
· Tente se lembrar de tudo o que a águia representa, sem grande esforço de memória, apenas resgate aquele significado que mais falou a sua alma.
· Consciente e ao mesmo tempo relaxado por 5 a 15 minutos, de acordo com a sua capacidade, você poderá ver que a mandala deixa de ser física e passa a ser uma fonte de luz ilimitada, como o próprio Sol. Sinta esse calor e absorva sua energia de forma comedida. Programe-se mentalmente para que você absorva apenas aquilo que necessita para voltar aos seu índices normais de vitalidade física ou mental. Energia, fé espiritual, clareza de visão, tudo isso agora faz parte de você!
· Após completar o tempo sugerido de 15 minutos, e consciente de que já está portando tudo isso em seu interior, despeça-se dessa luz e retorne da Mandala para seu chakra cardíaco, como uma águia alçando vôo. Sinta seu centro energético, o canal por onde sua kundallini ascende, permanecendo o tempo todo consciente. Sinta que o calor que absorveu desse vôo de encontro ao Sol vai alimentá-lo, erguendo seu sistema imunológico e trazendo de volta sua vitalidade física e mental.
· Agradeça ao seu Deus da sua maneira por essa fagulha solar que foi incorporada e que trará energia extra, sempre que precisar!
· Fique a vontade pra me mandar um e-mail caso sinta qualquer sensação física ou psíquica durante essa prática: zoroastron@gmail.com
Tenham um dia ensolarado!!!
Astróloga Lilian Barros
Sugestão de mandala para impressão






Comentários